Contextos Multiculturais e Educação
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012
Código: |
MMUS10014 |
Sigla: |
CME |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
1º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
MMUS |
1º |
4 |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Responsável: |
Luíz Manuel Teixeira Souta
|
Corpo docente: |
Luíz Manuel Teixeira Souta
Maria de Lurdes Zagalo Alves Pimenta
|
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A sociedade portuguesa tem vindo a passar por transformações acentuadas, em particular nas suas áreas metropolitanas, no sentido da heterogeneidade étnico-cultural. Invertendo-se o sentido da mobilidade, tornando-nos também um país de imigração, acelerou-se este movimento que vinha emergindo desde meados dos anos 70, do século XX.
A escola é uma das instituições públicas onde essas mudanças se reflectem de forma mais visível: estamos hoje perante uma demografia escolar da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade instalou-se definitivamente na “agenda” das nossas instituições escolares públicas onde, conjuntamente com os estudos pedagógicos, se constitui como área de reflexão imprescindível na formação de professores e educadores.
Num mundo cada vez mais interdependente e multicultural, fruto dos tempos globalizantes em que vivemos, os estudos inter e transdisciplinares ganham uma maior dimensão, resultante de uma visão holística da realidade. Torna-se incontornável garantir aos novos professores e educadores um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar com sucesso essas novas realidades sociais e culturais.
Uma análise aprofundada quer sobre os contextos quer sobre o “agir educacional” nas suas várias dimensões é um imperativo na construção de uma profissionalidade no campo da educação.
Programa
Consultar Programa, na íntegra, em "Conteúdos" ou na Moodle.
Modo de Avaliação